ANOS FINAIS





As turmas 6º ano e 7º ano, com as professoras Fabiana e Leila, nas aulas de matemática estão desenvolvendo um trabalho integrado, com o objetivo de estimular troca de informações, aprendizagem e a ajuda mútua entre os alunos das duas turmas com respeito e harmonia.
Tendo como apoio o Complexo Temático da escola neste ano, intitulado “Os ciclos de vida”, escolhemos o recorte “Fraternidade e Paz” em virtude dos alunos terem comentado sobre a Campanha da Fraternidade de 2012 que esta engajada no assunto saúde.
 Iniciamos com a música” Saúde e Paz”dos cantores Rio Negro e Solimões e apresentação de slides de imagens relacionadas ao tema, após realizamos questionamentos sobre a música e sobre as imagens, construímos uma tabela com os conhecimentos que os alunos  já vivenciaram e o que querem descobrir. Partiremos agora para a realização das pesquisas em grupos mistos.
Aguardem novidades!!!
 





ESTUDANDO SOBRE O CONSUMISMO


Os alunos do 8º ano estão debatendo sobre consumismo e capitalismo. Partimos do video "História das coisas".


Após assistir o documentário discutimos sobre o caminho dos protutos, desde a extração até o descarte. Após construímos um belo painel.
 



ATIVIDADES PARA O 8º ANO - 27/04/2012

Sobre o tema "Revolução Industrial" acesse os links abaixo:

ATIVIDADE 1: explore os links disponíveis (jogos, quiz, textos):

http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-moderna/revolucao-industrial/jogo-negocios-na-revolucao-industrial/
http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-moderna/revolucao-industrial/questao-enem-2010-revolucao-industrial-e-cidades/
http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-moderna/revolucao-industrial/questao-enem-2010-etapas-de-producao/http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-moderna/revolucao-industrial/game-importancia-do-petroleo/
http://rachacuca.com.br/quiz/16943/revolucao-industrial/

* Em seguida registre no  seu caderno o que você mais achou de interessante nas pesquisas: "Explorando os sites achei interessante........................................................................."

ATIVIDADE 2: Pesquise sobre as invenções que revolucionaram o mundo (maria fumaça, barco a vapor, telefone, internet, computador, telefone, rádio, etc). Escolha uma das invenções e escreva um pequeno texto sobre ela em seu caderno. Na próxima semana faremos um seminário sobre o assunto.

ATIVIDADE 3: Quem tiver um tempo sobrando pode acessar o novo blog da profe "Na teia da história" http://www.teiadahistoria.blogspot.com/ 
Se quiser deixe um comentário e responda a enquete na lateral da página sobre a importância da história.

Abraços e ótimo fim de semana para vocês.
Profe Cris



ESTAMOS DE OLHO! LIXO NO CHÃO NÃO!

Este projeto surgiu no dia 20/04 quando foi combinado com a 8ª série que eles seriam responsáveis por controlar e observar se o lixo está sendo jogado no seu devido lugar. Combinamos com a diretora algumas medidas para aqueles que não cumprirem o que foi instituido. Se não houver êxito, vamos acabar com a venda de balas, sacoles, salgadinhos e bolachas na escola.

Ciências - Prof. Leonardo




ARTES
 
A galerinha do 7º ano descobriu uma nova cultura, um povo que transforma o próprio corpo em obra de arte. Trata-se de uma tribo africana que vive na Etiópia, na beira do Rio Omo. As tintas usadas são extraídas de pigmentos da natureza e seus corpos e rostos viram telas, assim eles se misturam com o ambiente em que vivem fazendo parte da natureza. A tribo foi fotografada pelo artista e fotógrafo alemão Hans Silvester, que transformou em livro a sua experiência de ter conhecido essa tribo. A turma do 7º ano também criou pinturas em rostos e explorou a criatividade. Que tal você também conhecer novas tribos, novas culturas?
profe Taísa




ALUNOS DOS ANOS FINAIS REGISTRAM SUA HISTÓRIA COMO ALUNOS NA SÃO JOSÉ

Nosso complexto temático deste ano aborda "A vida e seus ciclos". Um dos recortes diz respeito a história da nossa escola e de seus estudantes. Pensando nisso realizamos um resgate, lembrando das histórias de estudantes da São José. O trabalho foi realizado pelas professoras Cristiane e Sandra e foi desenvolvido em três etapas. A primeira etapa foi a apresentação de slides sobre a história da escola, como era estudar em algumas décadas atrás e a vida de antigamente.

 
Em seguida os alunos exploraram uma caixa de fotografias antigas, relembrando fatos dos anos iniciais, passeios, eventos da escola, entre outros. Também fizeram uso do laboratório de informática onde visualizaram CDs de fotos dos anos de 2007 a 2012.
Abraços Profe Cris
 A empolgação foi muito grande durante o trabalho. Os alunos lembraram de muitos fatos marcantes da infância, reviram colegas, professores... voltaram no tempo! Por último todos produziram um texto contando sua história de estudante.
A partir das falas dos alunos foi montado uma apresentação de slides com algumas falas dos estudantes. A apresentação do trabalho ocorreu no dia 30/03, na Assembleia de Pais.



 Uma saída de estudos inusitada
A turma do 6° ano saiu a campo para observar tudo que é substantivo, nessa saída fomos até a casa velha e lá surgiu um projeto interessante que irá resgatar a história da casa, suas lendas e mitos. Essa proposta se insere no eixo do complexo temático "Conhecemos a história da qual fazemos parte?".     
Português - Professora Adaiani

2 comentários: