CURRÍCULO


O Currículo Escolar

A partir da realidade da Escola São José, aliada a concepção de currículo, visto como um fenômeno histórico, social e cultural, que expressa as concepções em relação ao conhecimento e a produção de identidades individuais e sociais, buscamos construir um currículo integrado.
Segundo Hernandéz (1998, p.52)
(...) currículo integrado pretende organizar os conhecimentos escolares a partir de grandes temas-problema que permitem não só explorar campos de saber tradicionalmante fora da escola, mas também ensinar aos alunos uma série de estratégias de busca, ordenação, análise, interpretação e representação da informação, que lhes permitirá explorar outros temas e questões de forma mais ou menos autônoma.

Desta forma, apresentamos a seguir a forma como selecionamos e articulamos os conteúdos em nosso educandário.
A Escola São José de Conventos tem seu currículo escolar organizado pelas áreas do conhecimento, a saber: Português, Matemática, História e Geografia, Ciências, Artes, Educação Física, Ensino Religioso e Língua Estrangeira, sendo que da Educação Infantil, até o 7ºano, trabalha-se a Língua Alemã e na 7ª e 8ª série a Língua Inglesa.
Entretanto, optou-se também por organizar o ensino a partir de Complexos Temáticos, de forma integrada, quando possível, às áreas do conhecimento. Esta escolha reflete a preocupação que temos com uma escola de qualidade social, comprometida com a transformação da sociedade excludente, mobilizando saberes e fazeres que questionem a dimensão exclusivamente técnica da atividade docente.
É preciso ver os envolvidos no processo curricular não apenas como sujeitos cognitivos, mas, também, como sujeitos sociais. Nessa direção, o currículo constitui-se não só nas oportunidades que a escola provê, mas, igualmente, no modo pelo qual o educando vive essas oportunidades, no sentido de ampliar sua maneira de ver o mundo.” (Rocha, Cadernos Pedagógico, 09).

Conforme Lima (2007) para uma escola democrática e criativa é preciso aplicar uma pedagogia que entenda a educação como uma promessa de vida, relações e realizações. Essa pedagogia deve ser acompanhada de ações práticas e concretas que privilegiem o estudo, a pesquisa e a reflexão e façam a diferença no cotidiano da escola e no relacionamento entre as pessoas. 

O Complexo Temático

Esta proposta de organização do currículo teve início em nosso educandário no ano letivo de 2003, uma vez que a direção e o grupo de professores perceberam a necessidade de retomar o sentimento de pertencimento da comunidade pela escola e a valorização do trabalho do profissional da educação.
Vislumbramos, na proposta de Complexo Temático, a possibilidade de realizar um trabalho que viesse de encontro com anseios e necessidades das famílias, onde a escola fosse centro de disseminação e fonte de conhecimentos, para e pela comunidade. Outro fator considerado relevante para esta escolha foi a possibilidade de visualização clara, por todos os atores do processo educativo, pais, alunos e professores, dos objetivos que teríamos ano a ano, fazendo com que todos se sentissem comprometidos e integrados ao trabalho da escola. Assim, essa proposta possibilitou a elaboração de um trabalho construído coletivamente, expressando e unindo desejos e necessidades comuns, além de prever ações que seriam desenvolvidas no ano letivo. Com isso, o grupo alcançou um dos objetivos que tínhamos como necessidade, demonstrar o quanto o trabalho educativo realizado pela escola é pautado pela seriedade e compromisso com o fazer pedagógico.
 

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