O Currículo Escolar
A partir da realidade da
Escola São José, aliada a concepção de currículo, visto como um
fenômeno histórico, social e cultural, que expressa as concepções
em relação ao conhecimento e a produção de identidades
individuais e sociais, buscamos construir um currículo integrado.
Segundo Hernandéz (1998,
p.52)
(...) currículo integrado
pretende organizar os conhecimentos escolares a partir de grandes
temas-problema que permitem não só explorar campos de saber
tradicionalmante fora da escola, mas também ensinar aos alunos uma
série de estratégias de busca, ordenação, análise, interpretação
e representação da informação, que lhes permitirá explorar
outros temas e questões de forma mais ou menos autônoma.
Desta forma, apresentamos a
seguir a forma como selecionamos e articulamos os conteúdos em nosso
educandário.
A Escola São José de
Conventos tem seu currículo escolar organizado pelas áreas do
conhecimento, a saber: Português, Matemática, História e
Geografia, Ciências, Artes, Educação Física, Ensino Religioso e
Língua Estrangeira, sendo que da Educação Infantil, até o 7ºano,
trabalha-se a Língua Alemã e na 7ª e 8ª série a Língua Inglesa.
Entretanto, optou-se também
por organizar o ensino a partir de Complexos Temáticos, de forma
integrada, quando possível, às áreas do conhecimento. Esta escolha
reflete a preocupação que temos com uma escola de qualidade social,
comprometida com a transformação da sociedade excludente,
mobilizando saberes e fazeres que questionem a dimensão
exclusivamente técnica da atividade docente.
“É preciso ver os
envolvidos no processo curricular não apenas como sujeitos
cognitivos, mas, também, como sujeitos sociais. Nessa direção, o
currículo constitui-se não só nas oportunidades que a escola
provê, mas, igualmente, no modo pelo qual o educando vive essas
oportunidades, no sentido de ampliar sua maneira de ver o mundo.”
(Rocha, Cadernos Pedagógico, 09).
Conforme Lima (2007) para uma
escola democrática e criativa é preciso aplicar uma pedagogia que
entenda a educação como uma promessa de vida, relações e
realizações. Essa pedagogia deve ser acompanhada de ações
práticas e concretas que privilegiem o estudo, a pesquisa e a
reflexão e façam a diferença no cotidiano da escola e no
relacionamento entre as pessoas.
O Complexo Temático
Esta proposta de organização
do currículo teve início em nosso educandário no ano letivo de
2003, uma vez que a direção e o grupo de professores perceberam a
necessidade de retomar o sentimento de pertencimento da comunidade
pela escola e a valorização do trabalho do profissional da
educação.
Vislumbramos, na proposta de
Complexo Temático, a possibilidade de realizar um trabalho que
viesse de encontro com anseios e necessidades das famílias, onde a
escola fosse centro de disseminação e fonte de conhecimentos, para
e pela comunidade. Outro fator considerado relevante para esta
escolha foi a possibilidade de visualização clara, por todos os
atores do processo educativo, pais, alunos e professores, dos
objetivos que teríamos ano a ano, fazendo com que todos se sentissem
comprometidos e integrados ao trabalho da escola. Assim, essa
proposta possibilitou a elaboração de um trabalho construído
coletivamente, expressando e unindo desejos e necessidades comuns,
além de prever ações que seriam desenvolvidas no ano letivo. Com
isso, o grupo alcançou um dos objetivos que tínhamos como
necessidade, demonstrar o quanto o trabalho educativo realizado pela
escola é pautado pela seriedade e compromisso com o fazer
pedagógico.
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